Outubro Rosa

Hello, Funny!

Quem me acompanha na fanpage deve ter visto que eu estava anunciando que no mês de Outubro tudo aqui no blog e lá na page seriam na cor rosa. Ano passado eu aderi a Campanha #OutubroRosa e esse ano, não poderia ser diferente. Pois a campanha além de preventiva, pode salvar vidas. Então, o primeiro post será mais informativo, a importancia da campanha, a origem. Enfim, vamos nos cuidar?


A origem:
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos (New York), onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).


Objetivo da campanha:
Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Empresas e órgãos públicos iluminam-se de rosa, para chamar a atenção à campanha. 


Eu sou do Rio de Janeiro, moro na cidade de Niterói e aqui na minha cidade o MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói, mais conhecido como "Disco Voador"... rs Que é uma das artes do saudoso Oscar Niemeyer, também é iluminada de rosa. Olha como ficou lindo! É um dos pontos mais lindos daqui. Pois temos toda a vista linda do Rio de Janeiro e o monumento é de uma arquitetura espetacular.


Sintomas:
O câncer de mama quando é descoberto precocemente tem 90% de chances de cura. Confira 12 sintomas do câncer de mama, que você não deve ignorar:


1 - Mama mais dura que o normal;
2 - Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
3 - Pequenas feridas na pele;
4 - Vermelhidão ou ardor na mama;
5 - Saída de um líquido desconhecido pelo mamilo;
6 - Uma espécie de “buraquinhos” na pele da mama;
7 - Alguma protuberância na mama;
8 - Veia facilmente observada e crescente;
9 - Afundamento do mamilo;
10 - Assimetria entre as duas mamas, como por exemplo uma maior que a outra;
11 - Pele da mama mais grossa que o normal, com aspecto de casca de laranja;
12 - Nódulo ou pequeno caroço interno, palpável e dolorido.


Se a mulher notar qualquer uma das alterações acima em sua mama deve marcar uma consulta com um ginecologista o mais rápido possível.
Estatísticas:
Nos Estados Unidos, uma em cada oito mulheres teve, tem ou terá câncer de mama. Em outros países, como o Japão, a proporção de mulheres afetadas pelo câncer de mama é menor (diferentes hábitos alimentares ou a genética podem explicar a discrepância).Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de câncer de mama aumentou 10 vezes desde 1960 e 1970. No entanto, a partir dos anos 2000, houve uma estabilização nos números de casos (pelo menos nos países ocidentais), possivelmente devido a uma melhor triagem e detecção do câncer bem como a uma diminuição na adesão da terapia hormonal de substituição (THS).


Espero que esse post possa ter tirado algumas dúvidas e despertado o interesse em se cuidar. Pois um diagnóstico precoce, pode salvar vidas. Abaixo, deixarei os sites consultados, para quem quiser se aprofundar um pouco mais no assunto.

Fontes consultadas para esse post:
http://www.outubrorosa.org.br/
http://www.imama.org.br/
http://www.criasaude.com.br/







26 Comentários